Como Instalar
Cuidado, golpes no whatsapp

Golpes no WhatsApp: Aprenda a identificar e evitá-los!

0 Shares

Com a pandemia em andamento, a indústria de golpes está cada vez mais esperta, e agora invade de vez a famosa plataforma de mensagens, multiplicou-se os casos de pessoas que caíram em golpes no WhatsApp ou tiveram seu WhatsApp clonado ou roubado.

Com isto, pensamos em fazer um artigo contendo algumas dicas para evitar que você seja a próxima pessoa a cair nesse golpe, ou que caia de novo!

Clonagem ou roubo do WhatsApp: Como funciona

Esse método de golpe, geralmente são utilizados algumas artimanhas, para lhe convencer a enviar o código do WhatsApp que você recebeu por SMS a recém.

O Golpista liga para você, se passando por funcionário de uma empresa que você confia, como seu banco ou sua operadora de telefone, ou ainda, dizendo que você ganhou um suposto prêmio (e que as vezes você nem se lembra de ter se inscrito). Após lhe passar um pouco de confiança, ele diz que precisa de uma confirmação que é você mesmo, e diz que você acabou de receber um SMS com um código (ele está tentando ativar seu número do whatsapp em outro celular enquanto fala com você), você passa o código para ele, e assim ele “sequestra” seu WhatsApp.

Geralmente após o golpista conseguir acesso ao seu WhatsApp, ele começa a interagir com seus amigos e familiares, conversando normalmente, se passando por você, e depois de um tempo (alguns nem esperam), dizem que está passando dificuldade e pede para seu amigo ou familiar depositar/transferir algum dinheiro. E acredite, tem muitas pessoas que caem nesses golpes, e acabam tendo grandes prejuízos. Então o primeiro passo caso você tenha caído no golpe, é avisar o maior número de amigos e familiares que seu WhatsApp está comprometido e que nem conversem com o golpista, e muito menos enviem dinheiro para lugar algum.

Dicas para evitar clonagem ou roubo do WhatsApp

  1. Desconfie de ligações de pessoas dizendo ser funcionárias de bancos, operadoras de telefonia ou outras empresas, e NUNCA passe nenhum dado por telefone, como é a empresa que está lhe ligando, ela que tem que dizer os dados e pedir sua confirmação, na dúvida, diga que você vai ligar de volta para a empresa (aí você liga no 0800 ou no número que está no site da empresa);
  2. Caso lhe peçam senhas ou códigos por telefone, desligue já, com certeza é golpe, nenhuma empresa pede sua senha por telefone, muito menos vai lhe mandar um código;
  3. O código do WhatsApp geralmente está identificado como “Alô do Whatsapp + código” ou “Seu código WhatsApp + código”, você só deve usar esse código quando está configurando seu WhatsApp no seu celular!
  4. Habilite a “Confirmação em 2 etapas”, logo abaixo vamos explicar como.
  5. Sempre desconfie de ligações dizendo que você foi sorteado em algo, principalmente se você não se inscreveu! Não passe dados pessoas por telefone, procure os canais oficiais da empresa que lhe sorteou, caso você realmente tenha se inscrito em um sorteio.

Confirmação em 2 etapas, o que é?

A confirmação em 2 etapas, é um recurso nativo do WhatsApp para ajudar a proteger sua conta, com essa confirmação ativa, você vai designar um “PIN” (Senha) de 6 dígitos, será necessário inserir essa senha toda vez que você for cadastrar seu número em um novo smartphone, mas não se preocupe, a cada +/- 72 horas o WhatsApp vai pedir essa senha no seu aparelho também, para você se “lembrar” dela.

Só não adianta coloca esse PIN como algo fácil, como sua data de nascimento ou uma parte do CPF, visto que essas informações geralmente os golpistas lhe pedem, ou já podem ter acesso. Colocando um PIN difícil de ser “adivinhado”, você irá impedir do golpista “sequestrar” seu número, pois além do código SMS que você passou para ele, ele terá que inserir esse PIN também para completar o golpe.

Como habilitar a confirmação em 2 etapas

  1. Clique nos 3 pontinhos na direita e vá em Configurações:

    Entrar nas configurações do WhatsApp
    Entrar nas configurações do WhatsApp
  2. Vá em Conta:

    Acessar opções de conta no WhatsApp
    Acessar opções de conta no WhatsApp
  3. Acesse Confirmação em 2 Etapas:

    Confirmação em 2 etapas no WhatsApp
    Confirmação em 2 etapas no WhatsApp
  4. Prossiga, clicando em Ativar:

    Ativando confirmação em 2 etapas no WhatsApp
    Ativando confirmação em 2 etapas no WhatsApp
  5. Digite o PIN(senha) desejado e após clique em Avançar:

    Digite o Pin desejado no WhatsApp
    Digite o Pin desejado no WhatsApp
  6. Confirme novamente o mesmo PIN:

    Confirme o Pin no WhatsApp
    Confirme o Pin no WhatsApp
  7. Agora insira um e-mail, ele será utilizado caso você se esqueça do PIN:

    E-mail de recuperação de PIN
    E-mail de recuperação de PIN
  8. Agora confirme o e-mail também:

    Confirmar e-mail do PIN
    Confirmar e-mail do PIN
  9. Agora já está OK, quando você voltar pras suas mensagens, vai aparecer uma tela como a abaixo, pedindo para você inserir seu PIN, essa tela irá aparecer as vezes, para você não esquecer do PIN:

    WhatsApp solicitando o PIN
    WhatsApp solicitando o PIN
  10. Pronto, agora você está mais protegido de golpistas!

Como evitar outros golpes no WhatsApp

No WhatsApp também é comum, termos diversos golpes, com outros objetivos, como de conseguir números de pessoas, informações bancárias, etc. Geralmente esses golpes são distribuídos através de correntes e fake news.

Em época de Páscoa, por exemplo, é muito comum recebermos falsos “Sorteios” e “Distribuição de Prêmios”, vinculados a Cacau Show ou Koppenhagen, quando na verdade, são apenas sites utilizando essas marcas, para coletarem informações dos “participantes” sem distribuir prêmio ou sortear coisa nenhuma.

Também é importante lembrar, de prestar bastante atenção nos links, principalmente ao utilizar o WhatsApp Web, pois o link pode estar levando a algum arquivo executável que pode infectar seu computador e também seu Smartphone.

Portanto, a maior dica, é cuidar com links que venham de mensagens encaminhadas, principalmente quando tem alguma marca famosa envolvida, e algo que parece bom demais. Desconfie quando a oferta é boa demais!

Ajude seus amigos

Apesar de termos dito, para evitar links no WhatsApp, você pode e deve compartilhar esse artigo com seus amigos e familiares, seja no WhatsApp ou no Facebook! Dessa forma você pode estar evitando que seu amigo ou familiar seja o próximo a cair em golpes no whatsapp.

0 Shares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *